Ao falarmos de Currículo na escola, não estamos falando de algo acabado e sim de um projeto a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos interessados na atividade educacional. E esse Currículo deve partir de uma construção social dinâmica, considerando todos que dele participam, possibilitando uma troca de experiências que formulam novas identidades, a partir daí cria-se o novo, pois mesmo que o ambiente escolar tenha uma tendência a homogeneização, pode ser também um espaço subversivo, criando condições para uma transformação na sociedade e a verdadeira implantação de estado de bem-estar social , que possibilite a manutenção da vida e da igualdade entre o seres humanos.
A reforma do atual Currículo Escolar é um desafio para educadores de todo o Brasil,o currículo é a parte pulsante da escola.,ele não pode ser apenas um conjunto de documentos, a escola precisa se apoiar num projeto que estimule o interesse e a criatividade dos alunos, para criarmos uma geração de jovens que acreditem em suas próprias ideias, que possam gerar produtos, obras de arte, teorias científicas durante o percurso escolar . Conforme Moreira e Silva (1997, p. 28), “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”. O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá
Currículo Real
É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado é a reação dos alunos ante ao que está sendo aprendido ,compreendido e retido pelos mesmos. A característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos. São os moldes formais do Currículo formal que tomam vida na sala de aula onde se pode repensar seus conceitos e construir competências de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
É o currículo que fato que acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e um plano de ensino. È a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados. (Libâneo, p.172)
Essa metamorfose do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando, evidentemente,um saber significativo. O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
É o currículo que fato que acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e um plano de ensino. È a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados. (Libâneo, p.172)
Essa metamorfose do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando, evidentemente,um saber significativo. O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
Currículo Oculto
É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meia a convivência e a espontaneidade e o meio a várias práticas, atitudes comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. O termo oculto significa que ele não está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como importante fator na APRENDIZAGEM.
O currículo oculto é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da experiência cultural dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e na sala de aula, (Libaneo, p. 172)
Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem,de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações. O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.
É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meia a convivência e a espontaneidade e o meio a várias práticas, atitudes comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. O termo oculto significa que ele não está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como importante fator na APRENDIZAGEM.
O currículo oculto é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da experiência cultural dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e na sala de aula, (Libaneo, p. 172)
Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem,de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações. O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.
O currículo prescrito atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Nos dias de hoje ainda existe escolas que pensam que todos têm que ser iguais, onde a instituição escolar sempre se organizou a partir dos padrões a serem cumpridos por todos, com práticas de que a aprendizagem acontece no mesmo ritmo e no mesmo tempo, excluindo assim, aqueles que fogem a esse padrão, com classificações e seleções baseadas no modelo tradicional. A escola se diz inclusiva, mais continua tratando os alunos que são por natureza diferentes uns do outros , como se todos fossem iguais, excluem aqueles que não se encaixam nos grupos sociais e culturais que a cultura escolar impõe.
Como podemos mudar essa realidade?
O currículo já deixou de ser entendido apenas como um conceito técnico voltado para questões de método e técnica, hoje o currículo já é compreendido como afirma Silva (2009): o currículo é um artefato social e cultural, o que faz com que ao tentarmos compreender as implicações do currículo devemos pensar em suas determinações sociais e históricas e buscar abranger todo um contexto que envolve a sua produção. Porém como ter uma prática docente de qualidade onde se implica o currículo prescrito.
Quais alternativas para um convívio saudável e prazeroso entre professores e alunos?
Pode falar....
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muito bom adorei os conteúdos
ResponderExcluirGostei muito do conteúdo.Muito explanado
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